FGV conquista o prêmio Startup Awards como Universidade do ano

FGV conquista o prêmio Startup Awards como Universidade do ano

Organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Startup Awards é o principal prêmio de startups do país e tem por objetivo reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor.

A FGV conquistou o Prêmio Startup Awards na categoria Universidade do ano. Organizado pela Associação Brasileira de Startups (Abstartups), o Startup Awards é o principal prêmio de startups do país e tem por objetivo reconhecer os profissionais e empresas mais influentes do setor.

Um dos principais incentivadores e fomentadores do empreendedorismo do país, o Centro de Empreendedorismo e Negócios (FGVcenn) da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) teve papel decisivo para essa conquista. Com mais de 15 anos de atividades, o FGVcenn atua em diversas frentes com a missão de ser um gerador de conhecimento em empreendedorismo no Brasil.

O FGV Ventures é uma dessas iniciativas. Primeira aceleradora universitária do Brasil, o projeto já graduou 35 startups ao longo de novebatches. Esses novos empreendimentos captaram R$ 20 milhões em rodadas pós-aceleração, em um valuation próximo aos R$ 100 milhões. Há ainda diversas iniciativas que visam o incentivo ao empreendedorismo social, como a ANIP (Articuladora de Negócios de Impacto de Periferia), o Fundo Volta por Cima (voltado para empreendedores da periferia impactados pela Covid-19), Raça e Mercado e Fomento Empreendedorismo Feminino.

Dessa forma, o empreendedorismo está no DNA da FGV EAESP. O FGVcenn é ainda responsável pela Revista Novos Negócios, uma publicação anual que aborda temas de interesse de empreendedores. Nesse período de Covid-19, o centro criou também o Gabinete Anti-Crise, que realizou 10 lives gratuitas com mais de 1.800 participantes com informações para empreendedores conseguirem superar a crise da COVID-19. Toda essa cultura empreendedora, incentivada em diversas disciplinas voltadas ao tema que são oferecidas ao longo da graduação, também se reflete em iniciativas dos próprios alunos, como o projeto Garagem Startups, uma incubadora de ideias cocriada por eles por meio da Liga de Empreendedorismo.

O compromisso com a inovação e o incentivo ao pensamento criativo capaz de criar soluções inovadoras é uma das marcas da Escola de Direito do Rio de Janeiro (Direito Rio), responsável por diversas iniciativas que colaboraram com a premiação. Entre as atividades da Escola voltadas para as Startups destacam-se a atuação da Clínica do Núcleo de Prática Jurídica (NPJ), LAJUNT (Laboratório de Assessoria Jurídica a Novas Tecnologias), que presta consultoria jurídica aos empreendedores iniciantes nas diversas fases da construção de um negócio.  Desde o início de seu funcionamento, supervisionada pelos advogados Hélder Galvão e Felipe Hanszmann, a Clínica LAJUNT já atendeu 20 startups, incluindo segmentos como energia renovável, comércio eletrônico, legaltech/lawtech, contabilidade, educação e diversidade.

Segundo o professor André Mendes, coordenador do NPJ: "É com grande satisfação que recebemos a notícia do prêmio. Os Supervisores Hélder e Felipe desenvolvem um trabalho incrível com as alunas a alunos na Clínica LAJUNT. Um espaço de formação prático-jurídica com foco em novas habilidades e conteúdos multidisciplinares relacionados ao impacto da tecnologia no Direito".

No âmbito da pós-graduação lato sensu, concorremos com diversas iniciativas dentre elas o curso pioneiro de educação continuada Direito para Startups e Empreendedores, o de Formação em Data Protection Officer e o de Programação para Advogados, todos voltados para a capacitação de profissionais para lidar com os desafios das startups e da nova dinâmica da LGPD, e que proporcionam, nas palavras do coordenador do programa de pós, prof. Rafael Almeida, maior compreensão das questões jurídicas envolvidas para se pensar em soluções mais criativas para o êxito dos negócios. Além dessas iniciativas, a FGV Direito Rio possui também diversas disciplinas com essas temáticas em seus programas de LL.M em Direito: Inovação e Tecnologia, LLM em Direito: Negócios e em sua graduação em Direito.

O resultado da premiação foi divulgado no dia 23 de outubro, durante o CASE Startup Summit 2020 – maior evento online e gratuito da América Latina de empreendedorismo e inovação.

Unidades