Telemedicina e sua importância durante a Pandemia

Telemedicina e sua importância durante a Pandemia

Se antes da pandemia o universo online já estava em ascensão, hoje a população mundial passa por um momento ainda mais forte em relação as interações digitais.  

Seja para auxílio em estudos, compras, pagamentos e até mesmo na utilização de novas ferramentas, a presença da internet e dos meios de comunicação online estão em uma linha crescente.  

De acordo com o Centro Regional para o Desenvolvimento de Estudos sobre a Sociedade da Informação (Cetic.br), vinculado ao Comitê da Internet no Brasil, em uma pesquisa realizada em 2019, três em cada quatro brasileiros acessam a internet.  

Com o atual cenário de quarentena e o aumento na demanda hospitalar, a telemedicina tem sido indispensável para a rotina dos profissionais de saúde.  

A telemedicina é uma especialidade médica regulamentada mundialmente pelo American Telemedicine Association (ATA) e no Brasil pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), que possibilita o cuidado com a saúde por meio do intermédio de tecnologias, propondo a assistência médica online.  

Com os avanços nos meios digitais, os especialistas podem entrar em contato com populações mais distantes e propor um atendimento mais ágil.  

Outros benefícios que a telemedicina propõe a população englobam:  

A redução de tempo em atendimento e custos operacionais; 

A agilidade em processos por meio de softwares voltados para o atendimento da área da saúde; 

A acessibilidade em uma grande parte da população; 

E o atendimento especializado em localidades remotas, que nem sempre têm acesso imediato ao apoio médico.  

Apesar de inovador e essencial para realização de atendimentos, existe uma parte considerável da população brasileira que não possui acesso aos serviços online, envolvendo diferenças com a renda, gênero, raça e regiões.  

O momento pede pela criação de políticas públicas, que promovam o desenvolvimento e a assertividade em atendimentos, que incluam a todos os panoramas e públicos do país. 

Saiba mais sobre novidades do setor da saúde com o MBA Executivo em Administração: Gestão de Saúde da Fundação Getulio Vargas e colabore com grandes mudanças. 

 

Unidades