Cegueira das escolhas: Quais critérios são decisivos para uma venda?

Cegueira das escolhas: Quais critérios são decisivos para uma venda?

Existem diversas maneiras de respondermos a uma mesma pergunta, mas o que definirá a relevância de uma questão para um consumidor é a forma pela qual a contextualizamos. 

A Cegueira das Escolhas parte do princípio de que nem sempre sabemos quais são nossas preferências e que somos capazes de justificar escolhas que não nos representam.  

Mas, como tais decisões podem influenciar em seu negócio? 

Antes de levar um questionário ao público para identificar interesses ou buscar mais informações sobre o comportamento do consumidor, é preciso levar alguns pontos em consideração.  

O primeiro deles é a seleção de pessoas para aplicar um formulário, afinal, tempo é dinheiro e muitas vezes as pessoas não estão focadas inteiramente em responder o que pensam sobre o tema abordado, e sim no que vem primeiro em sua mente. 

As perguntas que serão feitas devem expressar sua devida importância, que façam sentido para quem irá responder prezando pela objetividade e transparência.  

Um exemplo dessa ocasião é trocar uma questão ampla como: “qual a sua marca de tênis favorita” por “quais qualidades você procura em um calçado?”.  

Essa pequena mudança possibilitará uma contextualização prévia e auxiliará para um resultado mais assertivo.  

Entender como o seu público pensa é o primeiro passo para criar um equilíbrio entre como sua empresa trabalha, para aprimorá-la e implementar o que foi sugerido, fazendo parte de um dos mais importantes critérios de compra: a necessidade.  

As especializações da Fundação Getulio Vargas possibilitam uma visão ampla sobre os desafios empresariais, além de trabalhar com técnicas e métodos atualizados para o setor comercial. 

Saiba como aplicar essa e outras dicas valiosas para o seu negócio conhecendo os cursos de Pós e MBA da FGV.  

Unidades