Reflexão de gestão| Você comunica ou informa sua equipe?

Reflexão de gestão| Você comunica ou informa sua equipe?

Apesar de parecerem sinônimos, comunicar e informar são palavras complementares, mas distintas.   
 
No contexto empresarial, quando uma informação é transmitida de maneira direcionada, clara e objetiva, auxilia para o entendimento e desempenho da equipe na absorção do que foi falado.  

A forma pela qual um líder se expressa, pode causar diversos impactos tanto negativos quanto positivos. Por isso é essencial saber como falar e agir com os colaboradores, para ampliar possibilidades e transformar críticas em oportunidades de desenvolver habilidades 
 
Mas, antes de prosseguirmos, vamos entender o que de fato significa comunicação e informação em todos os âmbitos:  
 
A informação é responsável pela organização e propagação de dados ou conhecimentos sobre um determinado fato.  

Já a comunicação possibilita o compartilhamento de informações e é considerada uma ferramenta instrutiva para o convívio social.   

Sendo assim a informação faz parte da comunicação, mas a falta de integração entre elas pode causar o desencontro de ideias. 
   
Dessa forma antes de definir cenários, metas e objetivos é preciso atentar-se a comunicação efetiva, que tem como principal objetivo evitar ruídos e proporcionar a sinergia entre a equipe.   

Alguns pontos a serem trabalhados por líderes quando falamos em comunicação são:  

- Separação da teoria com a prática 

- Apresentação de demandas 

- Explicação de novas implementações  

- Sugestão de soluções 

- Responsabilidade individual e em grupo  

Quando apresentamos uma novidade, ou precisamos estabelecer formas diferenciadas de trabalho, é necessário indicar aos funcionários o porquê de tal mudança estar acontecendo, e propor soluções de atividades.  

Afinal, tanto interna quanto externamente a adaptabilidade será uma grande aliada para a manutenção de ideias e estabelecimento de direção. 

 

Unidades