Inteligência emocional: Como separar vida profissional do pessoal?

Inteligência emocional: Como separar vida profissional do pessoal?

Independentemente da idade, cargo, gênero e status, conciliar atividades entre a vida pessoal e profissional é uma tarefa difícil, principalmente com a chegada de um formato novo de trabalho remoto e o uso de tecnologias dentro de casa, que demandam ainda mais de nossa atenção, tempo e energia. 

Quando olhamos para as vantagens de uma situação adversa, temos a oportunidade de fortalecer metas e desenvolver estímulos sobre quem somos e até mesmo aonde queremos chegar. 

Ao invés de impormos uma barreira entre os dois lados de uma mesma moeda, podemos optar pelo equilíbrio entre a vida pessoal e profissional, assim além de proporcionarmos leveza a nossa rotina, favorecemos e priorizamos nossa saúde mental.   
 
Criar limites e indicar atividades que aumentem a eficiência em relação ao trabalho e aos momentos de lazer, trarão como resultado o descanso adequado e a separação de cenários. Conheça alguns métodos que serão essenciais para sua rotina de trabalho:  

Planejamento 

Embora o planejamento esteja presente em nossos dias, com uma fase diferenciada como a que estamos passando, levar o trabalho para casa e esperar que não existam necessidades do lar nesse período é um pensamento utópico.  
 
Coloque em evidência suas atividades pessoais e profissionais, estabeleça horários e se for preciso coloque despertadores no celular para te lembrar o que e quando fazer um exercício.  

Desconecte-se 

Após seu horário de trabalho, procure se desconectar de tudo que possa remeter ao estresse ou causar a sensação de continuar trabalhando, seja saindo do celular ou computador para ler um livro, caminhar e focar em hobbies ou autoconhecimentos exclusivos para você.  
 
Positividade 

Com ou sem pandemia, temos o costume de absorver problemas que não nos pertencem, seja de familiares, amigos ou colegas de trabalho, por isso esteja atento a trazer soluções e saiba em quais situações sua ajuda é bem-vinda.  

O MBA em Gestão: Pessoas e Liderança da Fundação Getulio Vargas desenvolve habilidades que farão a diferença para o seu crescimento individual e em equipe. 

 

Unidades