Profissões do Futuro | Logística para e-commerce

Profissões do Futuro | Logística para e-commerce

Muitas empresas apostam em canais digitais para ampliar a visibilidade, contato com o cliente, e claro, aumentar as vendas de sua empresa.   

O e-commerce já fazia sucesso antes da pandemia, mas de acordo com a Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC), os brasileiros passaram a usar meios digitais para realizar compras, e essa mudança de hábito será mantida pós-pandemia.  

Ainda segundo a SBVC, o isolamento social foi um dos grandes impulsionadores para a aquisição de novos bens, o que impactou diretamente nas mecânicas de entregas, no qual cerca de 11% dos consumidores abandonaram a compra por conta do extenso prazo de entrega. 

Identificar e monitorar os comportamentos do cliente é mais do que essencial para as empresas com e-commerce, e para isso é preciso que um especialista realize as adaptações adequadas e aumente o potencial de vendas. Vamos conhecer juntos as aplicabilidades de logística para melhorar o desempenho do seu negócio:    

Quantidade mínima de entregas    

Planejar e prever a quantidade mínima de entregas por mês é primordial para reduzir o prazo de entrega.  

As transportadoras estão dispostas a negociar, por isso foque em novas estratégias de vendas para realizar envios maiores pagando menos e atendendo o pedido do seu cliente rapidamente.    

Estatística de frete  

O cliente adora receber desconto, e nós sabemos que no mundo digital todo diferencial faz a diferença.  

Oferecer o frete grátis para compras acima de um valor mínimo é uma das estratégias que funcionam, mas para isso é necessário mapear regiões, estabelecer uma margem dos produtos selecionados e verificar o retorno do ticket médio dos pedidos. Dessa forma não haverá riscos e o cliente ficará extremamente satisfeito.   

Frete fixo 

Uma alternativa para o cliente economizar é o frete fixo. Para que essa alternativa seja viável é preciso calcular o custo da taxa e a transportadora de sua empresa.  

Outro ponto é verificar o tamanho e peso dos produtos, pois são eles que farão com que o frete estabilize.    

Realizar análises de retorno, verificar índices da concorrência e atualizar medidas financeiras é importante para encontrar oportunidades de vendas.  

Verifique se tais análises poderão ser feitas mensal, trimestral ou semestralmente para gerar mais clientes e fidelizá-los.  

O MBA em Gestão: Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas é um diferencial para os profissionais que buscam se manter atualizados com técnicas, estratégias e operações voltadas para os desafios diários das organizações. 

Unidades