Conheça 5 estratégias de logística para sua empresa vender mais

Conheça 5 estratégias de logística para sua empresa vender mais

Planos eficazes de logística podem fazer toda a diferença na fidelização de clientes.  

Estar por dentro das estratégias de distribuição dos concorrentes pode auxiliar com novidades de mercado e para o desenvolvimento de técnicas voltadas para o aumento de vendas e satisfação do cliente.  

O principal objetivo das estratégias de logística é encontrar meios e recursos ideais para o funcionamento de operações, mas para que isso ocorra é necessário que processos sejam revistos e acompanhados com frequência, garantindo a rentabilidade e o crescimento dos lucros.  

Basicamente, para que as vendas ocorram e o cliente esteja contente e volte a realizar novas aquisições, é primordial que um especialista encontre estratégias que priorizem a qualidade do serviço e a redução de custos para a empresa. 

Vamos conhecer juntos as melhores estratégias de logísticas para empresas de pequeno, médio e grande porte:  

Organização dos centros de distribuição  

Para dinamizar os processos e evitar ruídos, os centros de distribuição precisam ser monitorados por profissionais capacitados, dessa forma o ambiente estará com as encomendas devidamente separadas, proporcionando agilidade para as entregas.  

Controle de estoque 

Possuir um controle de estoque eficiente economizará tempo e aumentará a produtividade da empresa, isso porque quanto mais rápido houver atualizações sobre produtos e serviços disponíveis, mais clientes poderão visualizar as novidades dos canais de relacionamento, como site e redes sociais, auxiliando também para pedidos e reposições.  

Investimento de tecnologia  

A automatização de processos é um grande aliado para o setor logístico, atualmente existem softwares que se integram a cadeia de suprimentos, proporcionando o controle, fortalecimento na qualidade de entrega e a visualização de processos, auxiliando para que melhorias possam ser incluídas em novas oportunidades.  

Logística reversa  

Os detalhes são essenciais para que o cliente receba o produto esperado, por isso separar e acrescentar itens como cor, tamanho, características e aspectos como taxa de devolução de um mesmo produto, atualização de políticas de troca e um atendimento especializado fará com que o consumidor se sinta pronto para realizar uma nova adesão.  

Cadeia de suprimentos  

Uma cadeia produtiva e rápida, reduzirá gastos e atenderá mais precisamente a demanda do mercado, para isso é importante que todos os responsáveis pelos processos estejam alinhados com informações, mapeando possibilidades e gerando flexibilidade e economia para a cadeia de suprimentos.  

Em todas as etapas de distribuição, é essencial a supervisão de um especialista que garanta o bom funcionamento de cada equipe envolvida.  

Aprofunde seus conhecimentos e esteja pronto para atender o crescimento industrial com o MBA em Gestão: Logística e Supply Chain da Fundação Getulio Vargas. 

 

Unidades