Modelos Orçamentários | Saiba quais são e como usá-los em sua empresa

Modelos Orçamentários | Saiba quais são e como usá-los em sua empresa

Existem diversos modelos orçamentários que contêm uma análise profunda sobre dados e índices, apresentando características que podem e devem estar adequadas a realidade empresarial.  

Basicamente, o orçamento tem como objetivo utilizar da melhor forma os recursos relacionados a vendas, aquisição de produtos ou serviços, fabricação e produção, ou seja, tudo que envolve a gestão de uma empresa, propondo um direcionamento integrado entre setores e colaboradores. 

Outro ponto importante, é que os orçamentos são responsáveis pela estabilização de objetivos da organização, tornando-se uma ferramenta expressiva em valores, prazos e até mesmo na escolha de responsáveis para cada situação onde seja necessário a criação de um budget.  

Mais uma vez o planejamento e a determinação de tempo são feitas por um mecanismo precavido e idealizador chamado Planejamento Orçamentário Empresarial. Vamos conhecer seus formatos disponíveis e mais utilizados no mundos dos negócios: 

Orçamento estático  

Elaborado com a intenção de delimitação de valores, sem a possibilidade de mudança no meio do caminho, o orçamento estático segue uma combinação centralizada em gestores e geralmente é mais funcional para empresas de pequeno e médio porte.  

Orçamento flexível  

Como o próprio nome sugere, essa forma de orçamento cabe em toda atividade empresarial, que conta com um controle de custo. Esse plano é flexível e pode ser alterado caso haja a necessidade, contudo é preciso saber separar o essencial da meta da organização. 

Orçamento contínuo  

Conhecido como rolling esse formato possui um período para ser mensurado e conta com uma revisão mensal, trimestral ou semestral, trabalhando mais próximo com a gestão e evitando possíveis erros.  

Orçamento incremental  

Esse orçamento e baseado em projeções no desempenho de outros períodos, porém pela mudança constante de aplicabilidades a sua funcionalidade pode precisar de um acompanhamento a mais para que a previsão seja mais assertiva. 

Orçamento ajustado 

A possibilidade de mudanças pode variar, e o orçamento ajustado identifica e corrige erros de forma imediata, possibilitando a aplicação de adequações dentro do período orçamentário.  

Orçamento beyond budgeting  

Traduzido para o português como “além do orçamento”, teve sua criação durante os anos 80 para auxiliar grandes empresas a compreender seu planejamento financeiro. 

Geralmente é avaliado entre 12 a 18 meses, gerando um controle maior. 

Orçamento Base Zero 

Seu nome traz o significado de uma análise inicial, com estudo completo para que a avaliação seja efetiva. Geralmente é utilizada por empresas de grande porte, mas pode ser implementada em todos os segmentos.  

A elaboração é maior e é aplicada com sintonia ao plano de ação respeitando os motivos e decisões da criação orçamentária.  

Orçamento matricial  

Assim como uma matriz, a estratégia é feita por meio de dois eixos de planejamento voltados para entidades: custos, departamentos, despesas, e pacotes como receitas e investimentos da empresa. 

A estruturação é definida primeiramente por responsáveis por um pacote ou entidade.  

Seja um especialista e destaque-se no mercado com a aplicação de cada tipo de modelo orçamental com o MBA em Gestão: Finanças, Controladoria e Auditoria da Fundação Getulio Vargas.  

 

 

Unidades