Conheça a Gestão Empresarial ideal para sua empresa

Conheça a Gestão Empresarial ideal para sua empresa

A gestão empresarial é indispensável quando falamos em alcance de objetivos de uma empresa.  

Independentemente do modelo escolhido, a principal finalidade da implantação de uma gestão é a manutenção da equipe e a colaboração de todos em prol das metas da organização. 

Com uma gestão empresarial eficiente é possível elevar o nível de contribuições e alcançar resultados em curto e médio prazo.  

A definição de uma estratégia dentro do cenário atual da empresa será de suma importância para mensurar retornos e visualizar os benefícios tanto para o seu negócio tanto para a organização do empreendimento como um todo.  

Tipos de gestão empresarial:  

Cadeia de valor  

Introduzido em 1985 por Michael Porter, esse modelo refere-se ao conjunto de atividades realizadas em uma empresa, dessa forma o valor é a quantia que os consumidores podem ou estão dispostos a pagar por um produto, e a meta.  

Por ser um modelo flexível, pode ser utilizado em todos os níveis de competitividade de mercado, possibilitando a previsão do valor de operações e ampliando a visão estratégica, reduzindo custos e claro, criando uma vantagem competitiva.  

Os focos na Cadeia de valor englobam aumento na rentabilidade, por meio do acompanhamento desde o planejamento até a entrega final ao cliente. Observando atividades e aprimorando a cadeia de valor entre clientes e fornecedores. 

Ciclo de Inovação  

Esta estratégia é voltada aos procedimentos adotados por uma instituição, seja pela pesquisa, planejamento e até a implementação de um novo processo é considerado uma forma de inovação.  

Focada no controle e monitoramento de tempo investido esse modelo segue gerenciamentos entre criação, implantação e capitalização.  

Isso significa que cada momento dentro do plano desse ciclo será contabilizado desde a ideia, tentativas até alcançar a consolidação do objetivo.  

Ciclo PDCA 

Traduzido ao português PDCA significa: planejar, desenvolver, checar e agir, tornando a empresa ágil e eficiente por meio de uma gestão objetiva.  

Cada passo comentado anteriormente envolve a identificação de problemas, a criação de planos de ação, a mensuração de resultados e mais uma vez, a correção de falhas para manter planos que foram válidos e apropriados ao momento da organização  

Gestão democrática  

Esta gestão valoriza a participação de toda equipe nos negócios, inclusive em decisões.  

O objetivo neste caso é a troca de conhecimentos para definir estratégias e soluções em momentos de crise.  

É considerado um modelo a frente do tempo, voltado para integração de setores e destacando o profissional em projetos.  

Gestão meritocrática 

Baseado na cultura do merecimento os profissionais são reconhecidos por sua performance, assim a empresa define os valores e visão desejados e os colaboradores passam a trabalhar com metas para se destacar.  

Nesse modelo o gestor consegue identificar perfis e estimular a competitividade na empresa. 

Gestão centralizadora 

Dentro desta gestão as decisões são centralizadas por profissionais com cargos elevados, controlando os processos e colaborando para a transparência em procedimentos adotados.  

O foco é voltado a rapidez em decisões e ao desejo de manter o cenário mais próximo ao perfeito.  

Contudo, dentro de tal gestão os demais colaboradores podem sentir falta de participação e até mesmo da possibilidade de crescimento dentro da empresa. 

Saiba mais sobre a aplicação de cada modelo e como colocá-los em prática em sua empresa com o MBA em Gestão Empresarial da Fundação Getulio Vargas.  

Unidades