Prevenção: Álcool em gel substitui a lavagem das mãos?

Prevenção: Álcool em gel substitui a lavagem das mãos?

Sabemos que a propagação do Novo Covid-19 pode ser reduzida com cuidados diários. Seja evitando tocar o rosto com as mãos sem a devida higienização, cobrindo a boca e o nariz ao tossir ou espirrar e até mesmo permanecendo em casa para minimizar o contágio da doença.  

Dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) apontam que 40% dos casos de gripes, diarreia e conjuntivites poderiam ser evitadas apenas lavando as mãos da maneira correta.  

A orientação da organização é que a limpeza seja feita com água e sabão por 40 a 60 segundos ou com álcool em gel entre 20 a 30 segundos. É importante que a limpeza abranja toda a região das mãos de forma uniforme.   

De acordo com a Dra Mirian de Freitas Dal Bem Corradi, infectologista e integrante da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH) do Hospital Sírio-Libanês, em uma entrevista para o site do Hospital Sírio-Libanês, explica que a higienização pode ser feita tanto com água e sabão como com álcool em gel, pois os dois produtos possuem a mesma função.   

Mesmo com as descobertas sobre o vírus ainda não existe um medicamento ou vacina que seja totalmente eficaz no combate ao novo Covid-19, por isso atente-se aos pequenos hábitos e ajude a minimizar a transmissão da doença.  

Unidades