O turnover, ou seja, a alta rotatividade dos funcionários, é um grande problema para as empresas brasileiras. Uma pesquisa global da Robert Half, maior empresa de recrutamento especializado do mundo, realizada com 1.775 diretores de RH de 13 países, mostrou que o Brasil é o campeão mundial em turnover e esse índice aumentou em 82% das empresas desde 2010, mais que o dobro da média mundial, que foi de 38%.
Entre os diretores entrevistados, 100 são brasileiros e o principal fator apontado por eles para o alto índice de rotatividade é a grande disputa por profissionais qualificados no Brasil. Eles garantem que mesmo com o desaquecimento da economia, as empresas continuam contratando mão de obra especializada, que continua em falta no mercado.
Essa grande procura atrai os profissionais, que apontam a baixa remuneração, falta de reconhecimento, desmotivação e preocupação com o futuro da companhia como os fatores motivadores para a mudança de empresa.
Aprender a reter talentos continua sendo um desafio para as empresas, que buscam capacitar lideres na gestão de pessoas. Enquanto isso, os profissionais que investem em qualificação garantem uma boa vaga no mercado de trabalho.
A Conexão FGV possui diversas opções de cursos de pós-graduação e MBA para contribuir com a qualificação de profissionais e lideres.
Mais informações:
Tel: (12) 3924.8524
Email: info@conexao.com / imprensa@conexao.com