Empresas precisam dar mais atenção a Gestão de Processos

Empresas precisam dar mais atenção a Gestão de Processos

“Como ter sucesso na Gestão de Processos” foi tema de uma palestra ministrada pelo especialista da área Leandro Cazzolato. Durante o encontro os participantes apresentaram cases, opinaram e também tiraram dúvidas com o convidado.

“Como ter sucesso na Gestão de Processos” foi tema de uma palestra aberta ao público e ministrada pelo especialista da área Leandro Cazzolato, em 18 de junho, na Conexão FGV de Taubaté. Durante o encontro os participantes apresentaram cases, opinaram e também tiraram dúvidas com o convidado.

No universo corporativo a gestão de processos é vital para o crescimento dos negócios, e envolve organização, planejamento e empenho por parte das equipes, mesmo assim não recebe a devida atenção.

De acordo com Leandro , é preciso identificar as dificuldades, e entre as principais estão a falta de integração com o departamento de TI e o desperdício de tempo entre as etapas. Por isso se faz necessário  que os colaboradores tenham um olhar para os pontos que não agregam valores e eficácia nas atividades. Leandro exemplificou dizendo que se muitas informações fossem incorporadas a um sistema automatizado, as equipes ganhariam em agilidade e muitas reuniões deixariam de acontecer nas corporações, porque segundo ele o que mais se vê são perguntas com diversas interpretações e regras na cabeça. É por isso que dentro das estruturas organizacionais hoje em dia existem os donos de projetos, que são aquelas pessoas responsáveis por compartilhar informações que serão úteis a todas as áreas envolvidas no processo, até a entrega do produto.

A maior dificuldade  de  uma empresa que mantém processos no papel enfrenta é não conseguir formular indicadores e relatórios que serão importantes posteriormente para identificar pontos de melhoria, medir resultados e ganhos, além de gerar valores para o cliente interno e externo.

Leandro também destacou que a gestão deve passar por um processo de melhoria contínua a cada 2, 3 meses,  ou até 6 meses. E isso implica saber se a experiência do usuário é boa, acompanhar os indicadores, mudanças de hábitos e na cultura da organização.

Quando Leandro se refere a ganhos considera os tangíveis e intangíveis, como maior confiabilidade, melhor interface, redução de perdas por hora, flexibilidade e inovação; melhorias no clima organizacional, excelência operacional, satisfação do cliente e viabilidade na tomada de decisões.

Unidades