A importância do planejamento, por Glauco Cavalcanti

A importância do planejamento, por Glauco Cavalcanti

Autor do livro Empreendedorismo – Decolando para o Futuro publicado pela editora Campus Elsevier e chancelado pelo SEBRAE. Glauco Cavalcanti é palestrante, professor e empresário.PhD pela Florida Christian University. Mestre em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Pós-Graduado no MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas. Curso de especialização em Negociação pela Harvard Law School.

Em entrevista ao Stand do Creci-RJ, Glauco releva qual a chave para o sucesso e como conseguir alcançar o objetivo de forma rápida e eficiente. Falando assim até parece ser algo complexo, mas é bem mais simples do que se imagina. O segredo está no planejamento bem feito, só assim é possível obter mais clareza e visão na tomada de decisões.

Muitas pessoas pensam que o planejamento é fazer tudo de cabeça antes de colocar em ação, e que isso basta para alcançar suas metas, e pode até ser que alcance, mas objetivos bem planejados vão muito mais que suposições organizadas na cabeça ou conversa em uma mesa. O planejamento é o processo mais importante das etapas, no entanto, o que vemos, são profissionais que improvisam e usam as informações disponíveis naquele instante para tomar decisões, sem se preocupar com o que a falta de planejamento correto pode trazer futuramente.

Muitas negociações podem ser perdidas justamente pela falta de planejamento. Glauco cita o Prof. Lawrence Sisskind, como criador da matriz das negociações complexas, para exemplificar quais técnicas e métodos que ele utiliza na hora de realizar seu planejamento. Se trata de quatro etapas da negociação: preparação, criação de valor, distribuição de valor e implementação.

Preparação é o que se faz antes de sentar à mesa, é a hora de traçar e executar como será alcançado o objetivo de forma estratégica. Só com planejamento pronto é possível discutir e alinhar quais serão os possíveis erros e onde acertá-los justamente antes da execução. É conseguir enxergar o obstáculo e já ter a solução.

Segundo Glauco, a frase “andar devagar para andar rápido” é perfeita para descrever a segunda etapa, a criação de valor exige construção de confiança, transparências, credibilidade e coerência nas ações. É a hora de planejar onde o público irá se afeiçoar com o mesmo valor que você enxerga, e de que forma você irá conseguir esse objetivo. Relacionamento saudável e postura é a chave para essa etapa.

Terceira etapa é o momento de colocar em ação, ou seja, escolher quais foram as melhores opções da criação de valor até aqui. É necessário ter ética, e focar no que satisfaça ambas as partes, e não apenas em uma e perder a essência de todo o projeto. Lembre-se que pessoas tendem a fazer negócios quando percebem que foram tratadas de forma respeitosa, o relacionamento também é uma troca de valores e princípios.

Para finalizar seu planejamento, a fase de implementação. É agora que você irá acompanhar os resultados e correção entre as partes. Hora de reparar quais são as dificuldades, identificar problemas e buscar soluções conjuntas.

“Precisamos saber ceder se queremos alcançar resultados mais inteligentes. As pessoas se julgam mais espertas que as outras, mas na verdade no mundo dos negócios todos são espertos, portanto é mais inteligente aprender a ceder. Crescer o bolo para depois dividir.” Glauco Cavalcanti

Unidades