5 passos para você alcançar um novo patamar profissional

5 passos para você alcançar um novo patamar profissional

Caminhe na direção do seu crescimento profisisonal

Pensando em estratégias para ser contratado, promovido ou ver sua empresa crescer e alcançar um novo patamar profissional? Tudo começa por você. Então, se está sempre em busca de novos desafios profissionais e pessoais, separamos 5 itens essenciais para você lembrar de colocar em prática todos os dias.

1-Definição de objetivos e metas

O primeiro passo é ter claro o que você quer. Pode parecer simples, mas muitos profissionais já encontram dificuldade logo nessa definição. Por isso, neste processo você pode obter ajuda de um profissional de coaching ou consultoria profissional especializada. Já que sem isso claro, é praticamente impossível ter a energia necessária para trabalhar e se dedicar em sua profissão ou negócio, superando os naturais desafios do cotidiano e caminhando cada vez mais em direção ao seu objetivo de promoção ou crescimento.

2- Foco na gestão do seu tempo

Cada vez mais é importante cumprir com mais tarefas, em menos tempo. Isso pode gerar ansiedade e estresse no trabalho, o que irá prejudicar seu desempenho. Existem muitas ferramentas que auxiliam no gerenciamento do tempo. Ordene suas tarefas em prioridades e prazos. E atenção às redes sociais, procure utilizá-las em um tempo delimitado do seu dia ou nos intervalos de descanso. Seu tempo é precioso, saiba como valorizá-lo.

3- Inove a cada dia

Onde você pode inovar no seu dia a dia? Não somente em processos ou ideias inovadoras no trabalho, também vale inovar nas atitudes. Segundo o professor de MBA Marcelo Rivani, cada profissional deve avaliar constantemente sua performance, propósitos corporativos e de que forma pode contribuir em sua empresa. “Reconhecer seus pontos fortes e necessidade de desenvolvimento de competências lhe fará ser mais desafiador para consigo mesmo. A palavra Superação deve fazer parte de seu “mantra” corporativo diariamente”, ressalta o professor Rivani.

4- Amplie seu networking

Aquele velho ditado “diga-me com quem andas e lhe direi quem és” parece ter algum fundamento. As pessoas com quem você convive contribuem em sua forma de pensar e agir. Procure se relacionar com pessoas que pensam grande e estejam alinhadas com aquilo que você quer para você. Aproveite cada situação de interação para extrair conhecimentos e aprender com elas. Não deixe de mostrar seus posicionamentos e o que você tem feito. Outras pessoas podem se interessar pelo que você tem a dizer e um dia você poderá se tornar referência para elas.

5- Tenha a melhor formação e esteja atento às tendências do mercado

Seja em sua empresa ou em um processo seletivo, os gestores e o próprio mercado irão cobrar que você tenha a melhor formação e esteja sempre atento às mudanças. Por isso, é tão importante buscar ampliar seus conhecimentos e se atualizar constantemente. Procure pelas melhores opções de cursos de especialização, pós e MBA.

Esses são 5 passos básicos para você praticar e caminhar na direção de novos níveis profissionais. Faça uma autoanálise: você tem seguido esses passos? Quais precisa se dedicar mais. Com certeza os resultados virão.

Aqui compartilhamos histórias de pessoas que colocaram em prática esses passos e colheram grandes frutos profissionalmente e na vida pessoal.

Unidades