Personalizar experiência é a tendência do Marketing Digital

Personalizar  experiência é a tendência do Marketing Digital

Em tempos nos quais a comunicação de massa está ultrapassada, customizar sua oferta é o caminho para bons resultados

Há menos de 10 anos, as empresas que tinham a oportunidade de fazer sua publicidade numa grande revista, com conteúdo massificado e tentando atingir o maior número de pessoas, era a indicação de nove entre dez publicitários. Não funciona mais assim. Hoje, entregar a possibilidade de customizar a experiência do cliente já é uma realidade e uma necessidade.

“A partir de agora a maneira como vamos consumir vai ser realmente pessoal. Cada um de nós vai ter o seu momento e de que maneira queremos o produto. Cada vez mais vamos oferecer ao mercado a possibilidade de customizar, a experiência do uso vai ser tudo”, diz o professor da Conexão FGV, Ricardo Franco Teixeira, especialista em gestão de marketing.

Um bom exemplo dessa nova experiência já acontece no setor hoteleiro. Há hotéis que possibilitam até a escolha da mobília do seu quarto virtualmente, antes de fechar uma reserva. “O marketing daqui pra frente tem um caminho inverso, o consumidor que vai determinar o que ele quer dentro das possibilidades de cada empresa”, explica Teixeira.

Nesse contexto, as empresas passam a oferecer o maior leque de opções possível. Estamos em um nível de personalização de experiência que nunca imaginamos e isso vai ser cada vez mais presente no mercado.  O empresário tem que definir cada vez melhor quem é seu público alvo e desenvolver as melhores ofertas para esse púbico.

“Daqui para frente, as empresas devem investir em marketing digital. Para as grandes empresas que têm verba, pode-se até usar a mídia tradicional e digital, mas na velocidade em que as pessoas estão consumindo o meio digital, o dinheiro gasto em peças publicitárias tradicionais não tem mais efeito”, diz o professor.

Construir sua marca e criar eventos que reforcem seu conceito em redes sociais é uma das opções.  Segundo Teixeira, é também mais do que necessário ter uma agência de publicidade que seja alinhada com seus conceitos e confiar no trabalho feito. “Nem sempre o que eu gosto é o que meu cliente gosta, portanto, confiar no trabalho da sua agência é primordial. Mas o mais importante é não desperdiçar recursos, porque construir a marca não significa transformar isso em venda”, ressalta. Ou seja, não basta aparecer bem na foto, tem que aparecer bem e vender o que está na foto.

 

Ricardo Franco Teixeira
Doutorando em Administração de Empresas pela UNR, Mestre em Sistemas de Gestão pela UFF, Especialista em Management pela EPGE/FGV. Engenheiro Civil pela UFBa. Administrador de Empresas pela UNIFACS. Consultor na área de Marketing. Professor dos cursos de MBA em Marketing, em Gestão Empresarial e em Gerência de Saúde do FGV Management. Sócio-gerente da Excellence Management Consultores Ltda., tem mais de 10 anos de experiência profissional em cargos de direção em empresas de portes variados.

 

Informações para Imprensa:
Adriano Pereira
Assessor 
(12) 9 8170-7109
Molotov Propaganda | Branding
Rua Jurandir Martins Filho, 35, Bosque Flamboyan, Taubaté-SP, (12) 3624.7167

 

Unidades