MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas
MBA

MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Solicite nosso atendimento

Aulas

Semanais

Carga horária

432 horas

Voltar

Perguntas Frequentes

  • Os cursos FGV ministrados através do convênio com a Conexão Desenvolvimento empresarial, são reconhecidos pelo MEC?

    Sim. Segundo a tipologia do MEC, os cursos são classificados como Pós-Graduação Lato Sensu - nível Especialização, credenciados através da Portaria MEC nº 132, de 02/02/1999, processo nº 23001000441/98-84. Todos os cursos atendem integralmente as determinações específicas para cursos Lato Sensu contidos na Portaria CNE 01/2002, publicada em 09/04/2002:

    • Destinam-se a portadores de diploma de nível superior;

    • O corpo docente deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinquenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido;

    • Duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas;

    • Exigência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

  • Qual a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

    A Pós-Graduação Stricto Sensu é indicada para formação de pesquisadores que pretendam seguir carreira acadêmica (tornar-se professores universitários). Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu se subdividem em: Mestrado e Doutorado.

    A Pós Lato Sensu - Especialização tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica. Segundo o MEC, os cursos MBA enquadram-se nesta categoria, e são estes os cursos oferecidos pela FGV em São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Pouso Alegre e Varginha.

  • Quais os documentos necessários para fazer minha matrícula?

    No ato da matrícula, além de 02 fotos 3x4, serão necessários os seguintes documentos:

    • Cópia autenticada do diploma de graduação;

    • Cópia simples do Histórico Escolar;

    • Curriculum vitae resumido;

    • Cópia de Carteira de Identidade ou de Carteira de Classe e;

    • Cópia do CPF.

    • Cópia do comprovante de endereço atual.

  • O que deverá constar no meu Contrato de Matrícula?

    No seu contrato de matrícula deverão constar, entre outras informações, o nome do curso, a tipologia de acordo com o MEC, o valor, a forma de pagamento e o critério de correção anual das mensalidades.

  • Como poderei me informar a respeito das datas em que serão realizadas as aulas e provas?

    Você receberá no primeiro dia de aula, um calendário com todas as aulas e provas devidamente agendadas até o final do curso.

  • Como terei acesso ao meu material didático?

    O material didático do curso será entregue apenas na versão digital, pelo ambiente virtual de aprendizagem da FGV (ECLASS).

  • Como poderei ter acesso às minhas notas e frequências?

    Você poderá acessar suas notas e frequências através do painel do aluno pelo site www.conexao.com

  • De que forma poderei avaliar as disciplinas do curso?

    Ao final de cada disciplina você deverá preencher o Formulário de Avaliação da Disciplina do FGV Management, para avaliar o trabalho nele realizado.

  • De quanto tempo disponho para a conclusão do curso?

    O curso tem a duração de 18 meses. Caso o aluno não tenha sido aprovado em alguma disciplina por falta ou por nota, este terá um prazo máximo de 60 meses a contar da data inicial do seu curso para cursar novamente esta disciplina.

A representatividade das pequenas e médias empresas em todo o território nacional amplia a responsabilidade dos órgãos de apoio, principalmente as instituições de ensino e pesquisa, no sentido de viabilizar a sustentabilidade dos novos negócios, sendo tradição da Fundação Getúlio Vargas o desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimento e habilidades gerenciais, fundamentais para enfrentar os desafios da economia global.

As PMEs (pequenas e médias empresas) são grandes propulsoras da economia, com um elevado potencial de inovação e adaptação as mudanças no mercado, além de contribuir para a interiorização da atividade econômica. Podem desempenhar papel decisivo na geração de novos postos de trabalho, contribuindo para a redução da pobreza, e permitir uma maior flexibilidade na estrutura industrial.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das Pequenas e Médias empresas tende a gerar impactos expressivos na economia brasileira, seja em termos de maior oferta de empregos, melhores salários, ampliação da massa salarial e da arrecadação de impostos, melhor distribuição de renda e o aumento do bem-estar social.

OBJETIVOS

O MBA em Pequenas e Médias Empresas visa a formação e o desenvolvimento de quadros gerencias para pequenas e médias empresas. A estrutura do curso propicia aos participantes conhecer as principais ferramentas para gestão dos negócios para administrar a incerteza, e garantir o crescimento sustentável.

O programa tem uma abordagem de ensino centrada nos reais desafios das pequenas e médias empresas, através do ferramental analítico e quantitativo necessário para a formação de um empresário, bem como difundir o conhecimento sobre os mecanismos que devem ser adotados na gestão dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros para enfrentar as novas exigências e superar os desafios da economia global.

PÚBLICO ALVO

Proprietários e administradores que atuam na gestão de pequenas e médias empresa, com intenção de se capacitar para o enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Também visa promover e resgatar os gestores das pequenas e médias empresas sem formação gerencial, trazendo a oportunidade de prover – de maneira rápida e eficiente – o conhecimento para garantir a sustentabilidade empresarial, a governança corporativa e a sucessão nas empresas familiares.

 

Faça o download do cronograma completo de disciplinas, bem como da ementa do curso, clicando nas cidades abaixo:

Solicite mais informações

Para obter mais informações sobre o curso, saber quais são as próximas turmas ou como realizar a matrícula, preencha o formulário abaixo e solicite atendimento da nossa equipe!

Unidades