MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas
MBA

MBA em Gestão de Pequenas e Médias Empresas

Solicite nosso atendimento

Aulas

Semanais

Carga horária

432 horas

Voltar

Perguntas Frequentes

  • De quanto tempo disponho para a conclusão do curso?

    O curso tem a duração aproximada de 20 meses. Caso o aluno não tenha sido aprovado em alguma disciplina por falta ou por nota, este terá um prazo máximo de 48 meses a contar da data inicial do seu curso para cursar novamente esta disciplina.

  • Como poderei ter acesso às minhas notas e frequências?

    Você poderá acessar suas notas e frequências através do painel do aluno pelo site www.conexao.com.

  • De que forma poderei dar opiniões e sugestões sobre as disciplinas do curso?

    Ao final de cada disciplina você deverá preencher o Formulário de Avaliação da Disciplina do FGV Management, para avaliar o trabalho nele realizado.

  • Como poderei me informar a respeito das datas em que serão realizadas as aulas e provas?

    Você receberá no primeiro dia de aula, um calendário com todas as aulas e provas devidamente agendadas até o final do curso.

  • Como terei acesso ao meu material didático?

    O material didático a ser utilizado em uma determinada disciplina, será entregue no início da disciplina ou, quando o professor assim o determinar, na última aula da disciplina anterior. Quando forem recomendados livros adicionais para acompanhamento das disciplinas, seja de autoria do professor ou de terceiros, os mesmos deverão ser adquiridos pelo aluno, que arcará com estes custos.

  • Os cursos FGV ministrados através do convênio com a Conexão Desenvolvmento empresarial, são reconhecidos pelo MEC?

    Sim. Segundo a tipologia do MEC, os cursos são classificados como Pós-Graduação Lato Sensu - nível Especialização, credenciados através da Portaria MEC nº 132, de 02/02/1999, processo nº 23001000441/98-84. Todos os cursos atendem integralmente as determinações específicas para cursos Lato Sensu contidos na Portaria CNE 01/2002, publicada em 09/04/2002:


    - Destinam-se a portadores de diploma de nível superior;

    - O corpo docente deverá ser constituído necessariamente por, pelo menos, 50% (cinqüenta por cento) de professores portadores de título de mestre ou de doutor obtido em programa de pós-graduação stricto sensu reconhecido;

    - Duração mínima de 360 (trezentos e sessenta) horas;

    - Exigência mínima de 75% (setenta e cinco por cento) de frequência.

  • O que deverá constar do meu Contrato de Matrícula?

    No seu contrato de matrícula deverão constar, entre outras informações, o nome do curso, a tipologia de acordo com o MEC, o valor, a forma de pagamento e o critério de correção anual das mensalidades.

  • Quais os documentos necessários para fazer minha matrícula?

    No ato da matrícula, além de 02 fotos 3x4, serão necessários os seguintes documentos:


    - Cópia autenticada do diploma de graduação;
    - Cópia simples do Histórico Escolar;
    - Curriculum vitae resumido;
    - Cópia de Carteira de Identidade ou de Carteira de Classe e;
    - Cópia do CPF.
    - Cópia do comprovante de endereço atual.

    Caso você não disponha, no ato da matrícula, do Diploma de Graduação, este poderá ser substituído por uma Declaração de Conclusão de Curso da instituição de ensino superior onde este foi realizado, com data da Colação de Grau. Para retirar o certificado a que tem direito, a Declaração de Conclusão deverá obrigatoriamente ser substituída pelo Diploma de Graduação, num prazo máximo de 7 meses após o início do curso.

  • Qual a diferença entre Pós-Graduação Lato Sensu e Stricto Sensu?

    A Pós-Graduação Stricto Sensu é indicada para formação de pesquisadores que pretendam seguir carreira acadêmica (tornar-se professores universitários). Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu se subdividem em: Mestrado e Doutorado.

    A pós Lato Sensu - Especialização tem como objetivo aperfeiçoar os conhecimentos técnicos do profissional em uma área específica. Segundo o MEC, os cursos MBA enquadram-se nesta categoria, e são estes os cursos oferecidos pela FGV em São José dos Campos, Guarulhos, Mogi das Cruzes, Pouso Alegre e Varginha.

A representatividade das pequenas e médias empresas em todo o território nacional amplia a responsabilidade dos órgãos de apoio, principalmente as instituições de ensino e pesquisa, no sentido de viabilizar a sustentabilidade dos novos negócios, sendo tradição da Fundação Getúlio Vargas o desenvolvimento de valores, atitudes, conhecimento e habilidades gerenciais, fundamentais para enfrentar os desafios da economia global.

As PMEs (pequenas e médias empresas) são grandes propulsoras da economia, com um elevado potencial de inovação e adaptação as mudanças no mercado, além de contribuir para a interiorização da atividade econômica. Podem desempenhar papel decisivo na geração de novos postos de trabalho, contribuindo para a redução da pobreza, e permitir uma maior flexibilidade na estrutura industrial.

Promover a competitividade e o desenvolvimento sustentável das Pequenas e Médias empresas tende a gerar impactos expressivos na economia brasileira, seja em termos de maior oferta de empregos, melhores salários, ampliação da massa salarial e da arrecadação de impostos, melhor distribuição de renda e o aumento do bem-estar social.

OBJETIVOS

O MBA em Pequenas e Médias Empresas visa a formação e o desenvolvimento de quadros gerencias para pequenas e médias empresas. A estrutura do curso propicia aos participantes conhecer as principais ferramentas para gestão dos negócios para administrar a incerteza, e garantir o crescimento sustentável.

O programa tem uma abordagem de ensino centrada nos reais desafios das pequenas e médias empresas, através do ferramental analítico e quantitativo necessário para a formação de um empresário, bem como difundir o conhecimento sobre os mecanismos que devem ser adotados na gestão dos recursos humanos, tecnológicos e financeiros para enfrentar as novas exigências e superar os desafios da economia global.

PÚBLICO ALVO

Proprietários e administradores que atuam na gestão de pequenas e médias empresa, com intenção de se capacitar para o enfrentar um mercado cada vez mais competitivo e globalizado. Também visa promover e resgatar os gestores das pequenas e médias empresas sem formação gerencial, trazendo a oportunidade de prover – de maneira rápida e eficiente – o conhecimento para garantir a sustentabilidade empresarial, a governança corporativa e a sucessão nas empresas familiares.

 

Faça o download do cronograma completo de disciplinas, bem como da ementa do curso, clicando nas cidades abaixo:

Solicite mais informações

Para obter mais informações sobre o curso, saber quais são as próximas turmas ou como realizar a matrícula, preencha o formulário abaixo e solicite atendimento da nossa equipe!

Unidades